1º Seminário Nacional da Vida Consagrada

Por CRB Nacional
R$ 350,00
INSCRIÇÕES ENCERRADAS

Descrição do Evento

Encerrando o Ano Nacional Mariano, fortalecemos os compromissos assumidos no Plano Trienal 2016/2019 da Conferência dos Religiosos do Brasil. Na alegria e em comunhão com a Igreja, abraçamos a caminhada mariana no jubileu dos 300 Anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida, nos empenhamos em fortalecer a integração entre Mística e Profecia, com projetos concretos na Formação Permanente e no resgate da Espiritualidade Mariana.

Para concluir a Peregrinação da Imagem de Nossa Senhora Aparecida nas Regionais da CRB, convocamos os/as Superiores/as Maiores, Membros Associados da CRB Nacional, para o SEMINÁRIO NACIONAL DA VIDA CONSAGRADA a realizar-se em Aparecida/SP.

O Seminário tem como Tema: “Mística e Profecia na missão comunitária” e

Lema: “Saiamos, às pressas, com Maria, aonde clama a vida”.

Palestrantes

Irmão Afonso Tadeu de Murad – Irmão Marista das Escolas, Pedagogo, especialista em Gestão e Doutor em Teologia. Professor universitário e escritor. Dedica-se a causas sociais e ambientais.
 

Irmã Márian Ambrosio – Congregação das Irmãs da Divina Providência. Ex-Presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil

Atual Superiora Geral da Congregação das Irmãs da Divina Providência – Alemanha. Assessora a vários Institutos Religiosos

 
Prof. Sérgio Coutinho Leigo - Licenciado e Mestre em História pela Universidade de Brasília (UnB), Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás (UFG), professor de Ensino Religioso no Colégio Marista João Paulo II em Brasília, professor do Curso de Serviço Social no Centro Universitário IESB de Brasília, professor do Departamento de História na Faculdades Integradas UPIS de Brasília. Foi assessor do Setor Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) na Comissão Pastoral para o Laicato da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
 

Dom Marcelo Barros - Monge Beneditino – Teólogo e Biblista

Coordenador Latino-americano da Associação Ecumênica de Teólogos/as do Terceiro mundo – ASETT – Assessor das CEBs e Movimento dos Trabalhadores Sem Terra e da Comissão Pastoral da Terra. Assessor dos Movimentos sociais. Professor, Poeta, Escritor, Pregador de Retiros. Místico.

 

Irmã Rejane de Paiva - Congregação das Irmãs Dominicanas de Nossa Senhora do Rosário de Monteils
Pedagoga. Formação Bíblica. Mestrado em Ciências da Religião.
Prática Pastoral nas áreas de Catequese e Bíblica

 

Dr. Hugo Sarubbi Cysneiros - Advogado e assessor Jurídico-civil da CNBB Advogado e assessor Jurídico da CRB Nacional, da ANEC e de diversas organizações religiosas; assessor Jurídico da Nunciatura Apostólica do Brasil e assessor de Implementação do Acordo Brasil-Santa Sé; Membro Honorário da Sociedade Brasileira de Canonistas; coautor do livro Acordo Brasil-Santa Sé.

Data e Hora

4 de Maio de 2018, 13h à
8 de Maio de 2018, 12h

Local

Centro de Eventos “Padre Vitor Coelho”
Avenida Júlio Prestes

Aparecida-SP - 12570-000

CRB Nacional

O Irmão Claudino Falchetto, FMS, Ex-Presidente Nacional da Conferência dos Religiosos do Brasil, lançou um concurso em 1985, em todo o Brasil para escolher o logotipo da CRB Nacional. Venceu o concurso o arquiteto, Irmão Analino Zorzi, FSC, Religioso dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas), de Porto Alegre/RS.

A interpretação feita pelo autor sobre sua arte: “As três faixas representam os três votos que os religiosos professam. As faixas formam visualmente as mãos em oração, orientadas para cima, num sentido positivo, para o bem, para Deus. A entrega, a oferenda do religioso e a aceitação e o envolvimento como seres humanos se encontram em Deus. E é com suas mãos que os religiosos ajudam a transformar a realidade num mundo de justiça e fraternidade, servindo os homens, seus irmãos. Sugerimos a cor azul, por lembrar o infinito de Deus e a eternidade do homem em Deus.

Local do Evento